Como definir, acompanhar e atingir objetivos.

Antes de avançarmos para o nosso tema, vamos primeiro dar um passo atrás, para tomar balanço e dar um salto gigante rumo à mudança! 

 A IMPORTÂNCIA e o PODER de estabelecer objetivos

Estabelecer objetivos revela-se crucial em qualquer processo de mudança. Eles funcionam como bússolas orientadoras, mostrando-nos o caminho a seguir, ao mesmo tempo que servem de combustível para a nossa motivação!

Quando definimos um objetivo e esse é alcançado a sensação é óptima! E tudo têm uma explicação, quando completamos uma tarefa com êxito o nosso corpo liberta uma hormona bastante poderosa, Dopamina.  A Dopamina é uma das hormonas responsáveis por causar a sensação de bem-estar, ou seja,  criar metas e alcança-las faz-nos entrar num ciclo virtuoso.

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 METAS > ALCANÇAR METAS > BEM-ESTAR >  MAIS MOTIVAÇÃO PARA NOVAS METAS. 

Acredita! Este ciclo funciona mesmo, e se dominares o seu funcionamento os resultados serão extraordinários! 

PROPÓSITO (Super-Poder)

Hackeat define o Propósito como: “Aquilo que te vai fazer continuar, num determinado momento, mas que em condições normais te faria desistir.” 

O teu propósito é um momento de grande reflexão. Não basta perguntar “Onde quero chegar?”,  “Qual o meu objectivo?”. Tens também de te perguntar “Para quê?”, “Para que vou começar a minha dieta?”,  “Para que vou começar a ter uma vida mais saudável?”. 

O teu Propósito tem que ter “peso”! (Deixe o teu propósito engordar sem problema!).

Não vais começar uma dieta para perder barriga! Vais começar um estilo de vida mais saudável, pelo que isto te pode proporcionar de diferente na qualidade de vida, na saúde e bem estar. 

Procura o teu Propósito, fortalece-o, deixei-o engordar à vontade!  Se o teu  Propósito for forte,  nada te vai fazer desistir das tuas metas!

Lembra-te  o Propósito mais PODEROSO é o teu!

COMPROMISSO

Assumir um compromisso connosco próprios é bastante importante, pois sempre que criamos novos desafios surge como que uma barreira psicológica, a chamada “zona de conforto”, que nos diz “Não sou capaz! É difícil! Isto não é para mim!” e isso impede-nos de avançar e realizar coisas incríveis. 

Nestas situações todas as desculpas servem para te fazer desistir, por isso não podes repensar!

O objetivo está traçado, a decisão está tomada, não precisas decidir novamente, não podes permitir que o teu cérebro equacione outra alternativa senão aquela que te guia em direção às tuas metas! Pela manhã, ao iniciares o teu dia,  podes repetir para ti próprio “eu já decidi!” e pensar no teu propósito. Sempre que te surgir algum pensamento sabotador, repete para ti mesmo “eu já decidi!” e pensa no teu propósito. 

Pode parecer estranho, mas acredita que te vai ajudar imenso a manter o foco, e isso irá fazer toda a diferença.

Mantêm o compromisso contigo!

“Se você que ter uma vida feliz, comprometa-se com um objetivo, não com pessoas ou coisas”. Albert Eisntein

E nós, meros mortais, pessoas comuns que não somos reconhecidos como prodígios do século (nem podemos mostrar a língua numa foto sob o risco de sermos chamados de ridículos e não de génios), como definimos os nossos objetivos? 

 OBJETIVOS SMART
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Todos os objetivos devem ser SMART! Ou seja eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e com Tempo certo. Por exemplo:

“Quero perder peso.” = É mau .

“Quero perder 5kg, até ao final do ano” = É bom.

“Quero perder 5kg, até ao final do ano” + “PROPÓSITO” = É EXCELENTE! 

O primeiro passo para alcançar os nossos sonhos e objetivos é conhecê-los. Só assim consegues compreender para “onde queres ir”, em que parte da “viagem” te encontras e perceber o momento em que chegas ao teu “destino”! 

CHECKLIST (ALIADO PODEROSO)

Continuando com a analogia do ponto anterior: uma longa “viagem” inicia-se com pequenos passos, ou seja, um objectivo conquista-se diariamente, com pequenas mudanças.

Mas como é possível Hackear isto no teu dia a dia? Fácil! Já falámos na dopamina e da sua importância, então vamos usá-la a teu favor! Como? Através de um aliado poderoso a  CHECKLIST!

Riscar tarefas de uma checklist libera pequenas quantidades de dopamina, que em seguida te darão energia e motivação para continuares a riscar mais tarefas, ou seja, realizar mais acções e pouco a pouco alcançares as conquistas que desejas. 

E como elaborar uma checklist para o teu objetivo? Fácil! Pensa num Puzzle, que simboliza o teu objetivo. Cada peça do Puzzle corresponde uma tarefa que te guia em direção ao teu objetivo. Agora, basta escolheres apenas as peças que fazem parte do TEU Puzzle e colocá-las num checklist! Exemplo:

  • Beber 2 copos de água
  • Pequeno Almoço
  • Meditação
  • Snack da manha
  • Almoço
  • Beber 2 copos de água
  • Snack da tarde
  • Ginásio
  • Jantar
  • Ler
  • Ceia

Este foi apenas um exemplo de uma checklist diária. Terminares o dia com a maioria dos pontos marcados é bastante gratificante! Todas as tuas checklist devem conter  tarefas que sejam realmente estimulantes. Acionar a liberação da dopamina requer um esforço sincero, as tarefas  devem ser desafiadoras o suficiente para que sintas satisfação e orgulho ao realiza-las. Atenção, podes e deves elaborar checklist mais gerais,  como semanais e mensais.

E assim chega ao fim mais uma etapa desta nossa viagem! O tema que hoje abordámos é de uma importância extrema! Uma vez que pode ser utilizado para estabelecer objectivos em qualquer área da tua vida! Espero que tenhas desfrutado desta leitura e te sintas cada vez mais capacitada(o) para iniciares os teus Hacks!

Já sabes, se existir algum tipo de dúvida não hesites em contactar-nos! 

Voltamos a ver-nos em breve para a 3ª etapa –  Plano de Ação – O que fazer para que a dieta se torne parte do nosso Lifestyle!

Let´s Hackeat! Keep your diet simple and enjoy your life!

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