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10 ALIMENTOS QUE ACELERAM O METABOLISMO

A relação metabolismo e resultados, no que diz respeito à composição corporal, já é conhecida. Uma das formas de dar aquele “boost” ao metabolismo para otimizar a resposta positiva a uma dieta adequada às nossas necessidades é a utilização de alguns alimentos que demonstram ser bastante eficazes nessa tarefa.

A equipa do HACK EAT preparou para si uma lista dos seus 10 alimentos favoritos no que diz respeito a essa função, aqui vai:

Peixes Gordos

Todos os peixes são ricos em proteína, o que contribui para o aumento de massa muscular e consequentemente, do metabolismo. Os peixes gordos para além de serem ricos nesse macronutriente, também são bastante ricos em ómega-3 que ajuda a reduzir o colesterol e tem propriedades anti-inflamatórias.

Pimenta Caiena

A pimenta caiena tem na sua composição uma substância química chamada de capsaicina. Esta substância demonstrou em vários estudos ter a capacidade de aumentar o metabolismo e oxidação de gordura. Além disso, a capsaicina pode ter propriedades redutoras do apetite.

Café

Estudos recentes demonstram que a cafeína encontrada no café pode ajudar a aumentar a taxa metabólica entre 11% a 15%, o que poderia significar um gasto calórico extra de 100 a 150 kcal. Os seus efeitos podem variar muito, uma vez que a sua ação varia muito de pessoa para pessoa.

Chá Verde

A combinação de cafeína e de uma substância presente no chá verde, chamada de catequinas, parece ser bastante eficaz no que diz respeito a acelerar o metabolismo. Os efeitos da cafeína já foram descritos, sendo que os efeitos das catequinas demonstram ser igualmente eficazes, funcionando numa sinergia perfeita.

Gengibre

O gengibre é bastante rico em gingerol, composto que para além de demonstrar uma excelente acção termogénica, é responsável por um aumento de gasto energético do nosso organismo, possui também uma forte ação antioxidante e anti-inflamatória.

Canela

A canela demonstra ter um forte efeito termogénico, promovendo o aumento da temperatura corporal. O nosso organismo para gerar novamente o equilíbrio no que diz respeito à temperatura corporal é obrigado a gastar mais energia, utilizando para isso a gordura acumulada. Além do efeito termogénico, estudos recentes demonstram uma ação da canela no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Cacau

Sim, leu bem, o cacau pode ser um bom aliado no aumento do seu metabolismo. Estudos indicam que pode promover a expressão de genes, que estimulam o uso de gordura para produzir energia. Curiosamente, o mesmo estudo sugere que o cacau pode impedir a ação das enzimas necessárias para decompor a gordura e os hidratos de carbono durante a digestão. Ao fazê-lo, teoricamente, o cacau pode desempenhar um papel na prevenção do ganho de peso, reduzindo a absorção de algumas calorias.

Vinagre de Maçã

Um estudo comprovou que o consumo de 20ml diários de vinagre de maça aumentou a produção da enzima proteína quinase ativada por adenosina monofosfato (AMPK), que leva o corpo a diminuir o armazenamento de gordura e aumentar a queima de gordura. Atenção, não deve exceder o consumo de 20ml diários, pois podem surgir efeitos colaterais.

Óleo de Coco

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Os MCTs são absorvidos diretamente pelo fígado, transformando-se em energia. Este facto faz com que sejam menos propensos a serem armazenados como gordura. Além destes benefícios o óleo de coco é um agente antiviral e antibacteriano, que pode ajudar a manter um equilíbrio no nosso organismo.

Água

Sim, água, a simples e necessária água pode ser uma forte aliada no processo de aumento de metabolismo. Estudos indicam que esse aumento se deve ao consumo adicional de calorias necessárias para aquecer a água até a temperatura corporal. Para além desta forte razão para aumentar a sua ingestão de água, ela é a melhor forma de nos mantermos hidratados.

Conclusão

O consumo destes alimentos pode ser um forte aliado no aumento do nosso metabolismo, mas por si só não chega, a base passará sempre por uma dieta adequada a devidamente ajustada às suas características. Se ficou interessado em conhecer mais formas de acelerar o seu metabolismo recomendamos também que consulte AQUI o nosso post METABOLISMO LENTO – AS CAUSAS E COMO REVERTER O PROCESSO.

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