Conseguir identificar o funcionamento do nosso metabolismo é importantíssimo, só assim vamos compreender se será necessário adotar algum tipo de estratégia para tentar reverter o processo. De seguida apresentamos uma lista com alguns sintomas que podem estar relacionados com este problema.
Facilidade em Ganhar Peso/Dificuldade em Perder Peso
Um dos maiores sinais de metabolismo lento é o ganho de peso de forma inexplicável. Se não se houve qualquer alteração na sua dieta ou rotina e notou que começou a ganhar peso, a causa pode muito bem ser o seu metabolismo.
Um metabolismo lento pode contribuir para um aumento de peso, pois o seu organismo simplesmente reduz a queima de calorias, ou seja, gasta menos calorias ao longo do dia, o que resulta numa maior probabilidade de armazenar gordura. Este facto não só ajuda no aumento de peso, como dificulta em muito perda de peso.
Pele, Cabelo e Unhas Secas
As hormonas responsáveis por manter a pele, cabelo e unhas saudáveis são as mesmas que controlam os processos metabólicos. Assim sendo, um desequilíbrio nestas mesmas hormonas pode facilmente ser notado na saúde da sua pele, cabelo e unhas. Para além desta razão, o nosso organismo funciona sempre numa lógica de prioridades do “centro” para as “extremidades”, sendo no nosso “centro” que se localizam os órgãos vitais e nas “extremidades” órgãos/estruturas, menos importantes. Quando um metabolismo é lento tem dificuldade nos processos de assimilação/regulação dos macronutrientes e micronutrientes, significando que as células das “extremidades” podem não estar a ser nutridas da melhor forma. Consulte AQUI o nosso post sobre O QUE SÃO MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES E A SUA IMPORTÂNCIA.
Fortes Desejos de Comer Doces
A um metabolismo lento é frequentemente associado a uma resistência à insulina, condição metabólica que representa uma dificuldade das nossas células em absorver a glicose e posteriormente a metabolizarem em energia. Esta dificuldade resulta num desequilíbrio constante nos níveis de açúcar no sangue, o que provoca períodos de grande “desejo” em comer doces. O problema é que quantos mais açucares ingerimos, mais probabilidades temos de os mesmos serem armazenados em forma de gordura.
Cansaço
Como já podemos verificar em alguns pontos acima descritos, o metabolismo lento é sinónimo de uma dificuldades em degradar e transformar os macronutrientes e micronutrientes. Desse facto advém a dificuldade em obtenção de energia, com essa falta de energia surge o cansaço que nos limita bastante as nossas tarefas diárias.
Dores de Cabeça
Dores de cabeça e enxaquecas são muitas vezes associadas a um metabolismo lento. Esta razão deve-se à relação destes sintomas com o deficiente funcionamento da tiroide. A glândula da tiroide é uma das principais responsáveis por regular o nosso metabolismo, sendo que um dos sinais que a mesma não está a funcionar a 100% é exatamente o surgimento de dores de cabeça.
ATENÇÃO – ESTA LISTA NÃO É ABRANGENTE E ALGUNS DESTES SINTOMAS PODEM SER ESTAR RELACIONADOS COM OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE. DISCUTA SEMPRE OS SINTOMAS COM O SEU MÉDICO!