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O QUE É O METABOLISMO?

Diariamente ouvimos o termo “Metabolismo”, mas nem sempre aplicado da melhor forma. No que diz respeito à nutrição o metabolismo é um dos fatores a ter em conta, pois se não o fizermos o sucesso de uma dieta pode ficar em causa. Nas próximas linhas vamos explicar melhor o que é o metabolismo, para que assim compreenda a sua verdadeira importância.

Metabolismo é o termo usado para descrever todas as reações químicas envolvidas na manutenção do estado vivo das células do organismo.

Durante todas as etapas do ciclo de vida, do nascer, passando pelo desenvolvimento, reprodução e morte, ocorrem inúmeras reações bioquímicas no nosso organismo. E essas reações tem como objetivo, realizar as alterações necessárias para a manutenção da vida, seja construindo ou desconstruindo moléculas. Assim, o metabolismo celular consiste basicamente no conjunto dessas reações de construção ou desconstrução de moléculas realizadas pelas células com o objetivo de se manterem vivas.

E é isto que explica, porque relacionamos o metabolismo com a facilidade em engordar ou emagrecer, ou seja, com base nos processos metabólicos do nosso organismo o corpo pode acumular ou queimar gordura (não podemos contudo aliar este aspeto da influência dos hábitos de vida).

Estes processos metabólicos ocorrem essencialmente de duas formas:

  • Anabolismo (reações químicas construtivas), ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
  • Catabolismo (reações químicas destrutivas), ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.

Metabolismo Basal

O Metabolismo basal representa o gasto energético necessário para que o nosso corpo consiga manter as suas funções vitais. Atualmente a fórmula mais utilizada para calcular o Metabolismo Basal é a de Harris-Benedict, que leva em conta 5 fatores: idade, altura, peso, género e nível de atividade física. Este resultado final corresponde às necessidades energéticas diárias do indivíduo.

Como conseguimos perceber, as necessidades calóricas de cada indivíduo são intrínsecas, dependendo muito de cada metabolismo. Essas mesmas necessidades também são mutáveis e variáveis. Cumprir um plano alimentar saudável e equilibrado, aliado à pratica de atividade física, são fatores preponderantes para acelerar o metabolismo!

Consulte também AQUI o nosso post sobre “5 SINTOMAS DE UM METABOLISMO LENTO!”

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