howard-schatz-and-beverly-ornstein-olympic-athlete-body-types-gymnastics-high-jump-triple-jump-wrestling

CONSTRUTOR DE DIETA

€14.99
9
99
  • 5 Alternativas por refeição.
  • + de 30 receitas.
  • Suporte via e-mail.
  • Guia "Dieta = Lifestyle".

O QUE É O SOMATOTIPO? E COMO PODE INFLUÊNCIAR OS NOSSOS RESULTADOS?

Todos nós temos dois tipos de amigos(as), o que come tudo o que lhe apetece e continua na mesma, e o outro que basta olhar para a comida que o ponteiro da balança começa a mexer. Certamente, em pelo menos um destes dois casos você já pensou: “Como é possível?”. Pois é, a resposta pode estar no Somatotipo.

O Somatotipo é uma teoria da técnica de classificação corporal que foi inicialmente desenvolvida por William Herbert Sheldon em 1940, e consiste em subdividir a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo .

 

Ectomorfo.

Num mundo que tendencialmente caminha para ficar cada vez mais obeso (infelizmente), não é fácil ser ectomorfo. Quando todos à sua volta estão a todo o custo a tentar perder peso, o ectomorfo tem imensa dificuldade para conseguir ganhar 1cm de braço ou glúteo.

Indivíduos com este tipo de somatotipo são por norma pessoas magras com estruturas ósseas finas, apresentam um metabolismo “acelerado” e tendencialmente tem uma alta tolerância ao consumo de Hidratos de Carbono.

Quando engordam tem uma tendência muito grande para apenas acumular gordura na zona abdominal.

 

Mesomorfo

Estes indivíduos apresentam por norma um corpo atlético, tendo uma relativa facilidade em ganhar massa muscular e possuem uma estrutura óssea maciça. No entanto, não significa que não devam ter cuidado com a alimentação, pois com o passar dos anos o metabolismo tem tendência para desacelerar, o que pode desencadear um processo de acumulação de gordura.

 

Endomorfo

Nos dias de hoje o endomorfo tem a vida bastante complicada, a juntar à sua natural tendência para ganhar peso, surge o atual estilo de vida e a qualidade dos alimentos que cada vez é menor e mais processada. O seu metabolismo é baixo o que favorece a acumulação de gordura, a sua tolerância aos Hidratos de Carbono é igualmente baixa e o timming em que os mesmos são ingeridos é bastante importante.

 

Atenção, é importante perceber que nem todos se encaixam perfeitamente num destes três perfis, sendo que o mais comum é apresentarmos traços de dois deles. Importa também ressaltar que, esta condição pode ser alterada através do estilo de vida de cada um.

Neste blogpost falamos apenas de como o somatotiopo pode influenciar os resultados e a importância que o mesmo pode ter na escolha da dieta ideal, mas não podemos esquecer os restantes fatores. Consulta AQUI o nosso post sobre “O QUE É O METABOLISMO?“, para compreenderes a influência deste fator nos teus resultados.

Partilha este post!

# Type at least 1 character to search # Hit enter to search or ESC to close